quarta-feira, abril 26, 2006

Visão.

visão (do Latim visione): s. f., acto ou efeito de ver;
em medicina
, função sensorial pela qual os olhos, por intermédio da luz, põem o
homem em relação com o mundo exterior;
sentido da vista;

aspecto;

fantasia;
quimera;
aparição sobrenatural, fantástica;

fantasma;

imagem vã que se julga ver em sonhos, ou por efeito de alucinação;
coisa que pass
a rapidamente.

Um dos cinco sentidos, será, a meu ver, o mais importante. Não consigo imaginar uma vida em que me fosse impossível apreciar algo tão simples como... o azul do céu nos primeiros instantes da noite.
Os olhos humanos são, porventura, dos mais limitados do reino animal. E esse facto levou a que a humanidade tivesse tentado melhorar o seu desempenho com engenhos que lhe permitiam ver mais além, ou que lhe permitissem ver coisas de tamanho ínfimo... levou a que a humanidade tivesse desenvolvido fontes de luz artificial, de forma a que a noite não fosse negra... levou a que surgissem soluções para quem apresentava disfunções oculares, socorrendo-se de objectos, mais ou menos confortáveis, capazes de colmatar as lacunas a nível de visão. A humanidade chegou ao ponto de "copiar" a capacidade dos olhos de captar a imagem, para (como era no anúncio) mais tarde recordar!
Há, no entanto, uma "pequena parte" da palavra visão, também referente ao sentido da visão, que certas pessoas aparentam não possuir... é a capacidade de olharem para si próprias... a capacidade de se "verem ao espelho" e verem como, o que são e as figuras que fazem...

A essas pessoas, nem todos os brilhantes, e engenhosos, avanços da humanidade no campo da óptica, lhes podem valer... Para quê dar uma lâmpada a quem não quer ver? Ou uns óculos, a quem nem para si próprio olha? Sim, abre os olhos e vê a figura que fazes!

10 Reparações:

Blogger Alien David Sousa pensou e disse...

EXCELENTE TEXTO. Achei brilhante a forma que deste para chegares a onde querias.
São poucos os que olham verdadeiramente para os seus comportamentos. Não quero estar para aqui a falar de mim, mas, muitas vezes dou por mim a rir de uma situação onde perguntei a um senhor se tinha dito alguma coisa, tendo sido um problema qualquer a nível do meu cérebro. Este deve ter ouvido algo quando o senhor nem abriu a boca.
Olha, o que acho, sinceramente é que é bem mais fácil observar o comportamento dos outros, do que perder tempo a analizar o nosso.
Sim, as pessoas deviam de olhar, com olhos de ver, para as atitudes que tomam e para as figuras que fazem, mas, como já o disse: é sempre bem mais fácil criticar o comportamento dos outros.
Fazer uma introspeção é uma coisa que custa, assim, evita-se. Está mal, mas é assim...mais não sei.

abril 27, 2006 12:46 da manhã  
Blogger Raquel pensou e disse...

Pois é, criámos tantos auxiliios para a visão e mesmo assim não somos capazes de ver o mais importante: nós mesmos. Criticamos severamente os outros mas quando nós fazemos o mesmo já suavizamos as coisas porque "temos os nossos motivos" Os outros também tem os motivos deles.
Eu pessoalmente tento nao criticar mt (tirando a tvi e todos os seus programas e o Castelo Branco). Tento perceber e pôr-me no lugar delas, é complicado porque ninguem faz isso comigo.
Quem sou eu para dizer o que quer que seja? Um monte de defeitos e algumas qualidades.

abril 27, 2006 6:09 da manhã  
Blogger Mónica pensou e disse...

tb concordo: gostei do "crescendo" do texto e as imagens ajudam a manter o interesse (truques! :L )
no fim assusta-me esse não saber "o que sou e as figuras que faço" quem é que define isso? qual é o padrão?

às vezes apetece-me mesmo fazer figuras e outras arrependo-me de as fazer por ter a mania de saber quem sou!

o olho-verde-de-vidro é muito acutilante!

abril 27, 2006 10:20 da manhã  
Blogger  pensou e disse...

...com toda a certeza dos melhores posts que construiste. Sim porque isto é uma construção. O texto com as fotos ficaram brilhantes.
E como diz a minha cara tia, muito acutilante!
Mantem o ritmo!

abril 27, 2006 7:49 da tarde  
Blogger Nomyia pensou e disse...

Gostei muito deste post. Foi bem escrito e subscrevo o que disseste. É um tipo de texto que gostaria de ter escrito. E ainda deste o teu toque fotográfico. *****

abril 27, 2006 9:09 da tarde  
Blogger Alien David Sousa pensou e disse...

Vai ver o que eu li na VISÃO!

abril 28, 2006 12:15 da manhã  
Anonymous Anónimo pensou e disse...

"Q o olho-verde-de-vidro
é muito acutilante!"
e com toda a razão...disse a M.
:)
certeiro.seta mesmo no
centro do proprio alvo.

De olhos bem abertos.
e um abraço fechado.

abril 28, 2006 5:36 da manhã  
Blogger Teresinha pensou e disse...

http://photos1.blogger.com/blogger/7387/702/1600/Digitalizar2.jpg
=)

abril 28, 2006 2:58 da tarde  
Blogger Fátima pensou e disse...

sim, há pessoas que nao conhecem uma visão muito importante: o reflexo! era mandar uma cambada de espelhos ao governo, por exemplo... ah, e aos MCP, ao ppl da tvi... um monte de gente pá, era preciso muito espelho!

abril 29, 2006 6:11 da tarde  
Blogger Diafragma pensou e disse...

Também achei curiosa a abordagem "subreptícia". Mas há um detalhe à cerca do qual tenho as maiores dúvidas: é se o sentido da visão faz mais falta que o ouvido. Para quem já lidou com surdos, o isolamento pode ser uma coisa absolutamente terrível. Ver amigos à conversa sem os conseguir acompanhar, e acabar por desistir sempre no silêncio é uma sorte horrível.

ps: obrigado pelas "sureptícias" visitas. :)

maio 03, 2006 6:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home