Ah... matemática!
Prestem atenção que só vou dizer isto uma vez! O "Triângulo rectângulo"... é uma forma geométrica fechada composta por três segmentos de recta, que formam ângulos entre si (três ângulos, daí a palavra "triângulo"), tendo a particularidade de um desses ângulos ter uma amplitude de 90 graus, ou seja, um ângulo recto (daí a palavra rectângulo).
Para calcular a área é simples. O comprimento da base é multiplicado pela altura, sendo este resultado dividido por dois. O perímetro é calculado recorrendo ao teorema de Pitágoras, lado ao quadrado mais lado ao quadrado é igual à hipotenusa ao quadrado (não é óbvio mas é das primeiras "ferramentas" a aprender).
Na próxima aula, vamos aprender a relação entre os ângulos e os lados deste caso particular de triângulo...
Há dúvidas?... Não?... Óptimo!
Agora façam o exercício!
Ora... para quem já tem alguma prática nestas lides o resultado é directo (demasiado tempo a fazer contas destas... ou piores... os números começam a ficar de férias dentro da cabeça).
Mas, façamos as contas...
3^2 = 3 x 3 = 9
4^2 = 4 x 4 =16
16 + 9 = 25
sqrt(25) = 5 (raiz quadrada de 25, em linguagem de excel)
... logo, a resposta é...
x = 5
(cliquem na imagem!)
Para calcular a área é simples. O comprimento da base é multiplicado pela altura, sendo este resultado dividido por dois. O perímetro é calculado recorrendo ao teorema de Pitágoras, lado ao quadrado mais lado ao quadrado é igual à hipotenusa ao quadrado (não é óbvio mas é das primeiras "ferramentas" a aprender).
Na próxima aula, vamos aprender a relação entre os ângulos e os lados deste caso particular de triângulo...
Há dúvidas?... Não?... Óptimo!
Agora façam o exercício!
Ora... para quem já tem alguma prática nestas lides o resultado é directo (demasiado tempo a fazer contas destas... ou piores... os números começam a ficar de férias dentro da cabeça).
Mas, façamos as contas...
3^2 = 3 x 3 = 9
4^2 = 4 x 4 =16
16 + 9 = 25
sqrt(25) = 5 (raiz quadrada de 25, em linguagem de excel)
... logo, a resposta é...
x = 5
(cliquem na imagem!)
12 Reparações:
Pi:
Se apareceres por aqui... o facto de não te ter usado não é nada pessoal, ok?
na próxima aula, perdão, no próximo post, solicito uma explicação mais redonda... aproveitas e falas de pi, vale?
Spit, li que andas em baixo e deixei-te uma mensagem no meu blog. No entanto, quero reafirmar aqui que se precisares eu envio-te uma massagista chinesa para tratar de ti.
Não te quero em baixo.
bjs
p.s. a do triangulo, reflecte o teu estdo de espirito...a preocupação instalou-se na minha cabeça!
eu tava a ver muita estrutura. previa se uma derrocada...
a.s.:
Se repetir... já não sai nada com pés e cabeça... falando nisso... tenho um post para colocar :D
lélé:
É que o Pi anda por aí a lançar comentários... mas fica marcado(
(isso é o post com as estórias da infância... que ainda me falta uma)
alien david sousa:
Uma massagem vinha mesmo a calhar... Mas?!... Pera lá! Tu tens massagistas chinesas... na tua nave?! Beeeem! Donde vens vivesse bem!
(Cabeça amarela? :P)
pedro:
É o princípio básico das treliças... mas é melhor ficar calado :D
Por estas e por outras é que eu não gosto de matemática. Caredo...
É realmente mito mais facil fazer um circulo à volta do X :D
omnisciente era provares se existe ou não mais algum n que verifique x^n + y^n = z^n
semcantigas:
Não sou...
(se o cérebro não me atraiçoa não há... para que isso fosse possível, teria que variar o "z" consoante variava o "n"... isso era fazer batota)
explica-me novamente como sou eu fosse burra:))))))))))))))
jocas maradas
brad spit: se dizes que não há vai reclamar o teu prémio...mas a demonstração não me convenceu :-)
Para uma justificação deste tipo... ia precisar de um curso de matemáticas aplicadas... coisa que deve ser abominável :D
"o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos catetos"... venha o teorema de pitagoras fora os grafos e os perts! =)
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