sábado, março 04, 2006

Palavras...

Encontrei um dicionário velho e mal tratado, abandonado numa sala. Nunca resisti a um dicionário... páginas após páginas, recheadas de letras arrumadas em colunas à espera de desfazer uma dúvida... lições de Português à mão de semear... e estava tão mal tratado. Cuidei dele o melhor que podia, endireitei as capas e coloquei a lombada no sítio recorrendo a fita-cola, também, não poderia ter feito muito melhor com o que estava à mão...
Abri-o cuidadosamente e ao acaso... o polegar direito parou a correria das páginas na página número... 727... tinha que ser uma capicua?! Sorrir... era inevitável. Ainda sorrindo passei os olhos página abaixo... pela avidez das letras... o olhar fixou-se... faísca... faísca?

faísca s. f. chispa expedida pelos metais quando aquecidos ao rubro e batidos com um malho; raio; centelha; palheta de ouro; o que pode comunicar incêndio; o que brilha ou cintila; FÍSICA descarga eléctrica entre dois corpos electrizados...


Fechei o dicionário bruscamente... é fazendo-me pensar nela que me agradeces?! Ingrato!

Ahahah! É a crise da meia idade!

14 Reparações:

Blogger negative creep pensou e disse...

isso tá mau... pensas demasiado. acho que não se consegue evitar...

olha, se fores fã de nirvana poe a tocar uma musica deles na cabeça, pode ser que tires essa. se não fores fã experimenta outra de uma banda que curtas.

março 04, 2006 1:03 da tarde  
Blogger  pensou e disse...

Faísca é uma palavra deveras interessante, sobretudo quando pensamos no efeito físico e no efeito metafísico.
Já fizeste faísca com alguém?

março 04, 2006 1:43 da tarde  
Blogger Spitfire pensou e disse...

(Ainda) Ando à procura da pessoa com farei faísca.

março 04, 2006 2:54 da tarde  
Blogger Maria Manuel pensou e disse...

Alberto Caeiro... mas para o dizer, pensou... ;-)

março 04, 2006 6:39 da tarde  
Blogger Mónica pensou e disse...

(tenho um dicionário à mão perto do meu portátil, pra ter a certeza que não dou erros! inda assim...)

faísca, raio, trovoada, tempestade adoro!

contradição: "é fazendo-me pensar nela que me agradeces?!" e "(Ainda) Ando à procura da pessoa com farei faísca"
atão em que ficamos?

março 04, 2006 7:14 da tarde  
Blogger Spitfire pensou e disse...

joana:
Tenho que começar a ter mais cuidado.

m:
Contradições... como alguém diz.

semcantigas:
Pareces-me fã da fúria dos elementos.
Será uma contradição? Saber que ela existe e não a conhecer?

março 04, 2006 9:21 da tarde  
Blogger Nomyia pensou e disse...

Tenho que concordar com o Pedro. Isso está mau... Mas não acho que penses demasiado. Nestes casos pensar nunca é em demasia. E também não-se pode evitar pensar. Boa sorte com a faísca:P*****

março 04, 2006 9:37 da tarde  
Blogger 919 pensou e disse...

Os diccionários têm essa mania de ser inconvenientes!... A mim, pelo menos, sempre me lembram que sou ignorante, mas o pior é a humilhação de ter que recorrer a eles!...

março 04, 2006 11:27 da tarde  
Blogger Fátima pensou e disse...

fiiiiiiiiiiiiiire!

março 05, 2006 2:00 da manhã  
Blogger Fátima pensou e disse...

e agora um comentário como deve ser...
quando era miuda abria o dicionário ao calhas para encontrar palavras esquisitas. era um bom entretém.

março 05, 2006 2:01 da manhã  
Blogger Mia Pierrèt pensou e disse...

faísca... só o som dessa palavra me deixa um sorriso maroto nos lábios.
É tao bom fazer faísca com alguém... e quando ela é quase palpável... quando é tão forte... tão forte que quase ocorre uma explosão?!!!
Madre mia, que saudades de fazer faísca! De sentir essa física, essa química :)

março 05, 2006 3:00 da tarde  
Blogger Diafragma pensou e disse...

Muito bonito. Vim aqui parar nem sei como e adorei a história da "adopção de um dicionário"

março 05, 2006 7:56 da tarde  
Blogger Alien David Sousa pensou e disse...

Vais ser capaz de ultrapassar essa crise da meia-idade. Tenho fé em ti.
Mas que raio? De onde te conheço, para ter fé em ti? Hmmm...bem, acho que fica bem dizê-lo. Força. :)

março 05, 2006 11:33 da tarde  
Blogger Spitfire pensou e disse...

nomyia:
Sorte? Onde? lol

lélé:
Por vezes é complicado não ficar a consultar significados em cadeia... com um pouco de sorte acabamos a consulta na contra-capa.

ísis:
Fogo?! Hmmmm... ;)

mia pirrèt:
Sim, a palavra é bastante "agradável" ao ouvido (nesse detalhe tive sorte)... faísca a ponto de explosão (nem tão pouco a faísca no sentido que a Pé referiu) é coisa que me é desconhecida. Azar!

diafragma:
Faz-se o que se pode para agradar os leitores. (boas fotos!)

março 05, 2006 11:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home