quarta-feira, dezembro 14, 2005

Comboios, carris, dinheiro e obras... muitas obras!

Mais um grande emprendimento em Portugal: o TGV.
Muito se tem falado da rentabilidade, da viabilidade e da necessidade deste projecto, e com tanta conversa decidi ir à procura de alguns dados.
Segundo as informações que se podem obter na página da CP sobre o Alfa Pendular.
Passageiros: 1,4 milhões/ano
Tempo de viagem Lisboa-Porto: 2h 15m
Velocidade máxima: 220km/h
Preço: 34 €

Ora, a linha de TGV Lisboa-Porto terá uma extensão de 313 km, sendo o preço por quilómetro de aproximadamente 14 milhões de euros (dass!) o que dá um custo total, só para esta linha, de 4.4 mil milhões de euros (uma "g'anda" noite de copos!). A estimativa para o preço dos bilhetes de uma viagem Lisboa-Porto é 41 euros (mais 7 euros que o Pendular) e o tempo de viagem ronda os 75 minutos o que para uma velocidade que atingirá o valor máximo de 300 km/h neste trajecto me parece um bocadinho optimista, mas eles é que sabem.
Fazendo mais umas contas cruzando os dados do Alfa Pendular com os do TGV para saber quando o investimento se paga a si próprio e cheguei ao seguinte resultado, apenas para a linha Lisboa-Porto e mantendo o número de passageiros anuais... o TGV estará pago daqui por cerca de 447 anos... com o evoluir da situação económica em Portugal, o TGV ainda fica pago antes de eu me reformar.
Ah! E o Alfa Pendular foi desenhado por Giugiaro... sempre é design italiano!

1 Reparações:

Anonymous Colin pensou e disse...

Repare, cidadão: http://apphotnum.free.fr/N2BE25.html

dezembro 19, 2005 2:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home