sexta-feira, novembro 11, 2005

Falando de produtividade...

Nas minhas viagens pelo centro da terra, nessa toupeira que é o Metro, apanhei numa das estações o jornal "Metro". Esta edição de 6ª feira apresentava um artigo, que apesar da reduzida dimensão, me captou a atenção. E título do artigo era: "Baixa produtividade custa 22 milhões/dia"
Obviamente pensei "lá vamos nós para a mesma história de que por estas bandas não se faz ponta de corno!", mas, qual surpresa, o artigo refere exactamente o contrário.

Passo a transcrever algumas frases:
"(...)"
"O estudo internacional sobre a produtividade nas empresas destaca (...) que a situação nacional é, em termos relativos, a melhor entre os nove (9!) países estudados: Portugal, Alemanha, Áustria, Espanha, França, Hungria, e Reino Unido, EUA e Austrália."
"(...) a média de horas que cada pessoa cumpriu em Portugal (1718 horas/ano) coloca o país no 5º lugar do ranking dos que mais trabalharam."
"(...) custos médios por hora de trabalho (...) Portugal regista o custo mais baixo, com 5,17 euros, enquanto no pólo oposto está a França com 18,08 euros."
"(...)"

Se bem me parece... somos os que trabalhamos por menos, estamos exactamente a meio da tabela de horas de trabalho anual, e a nossa produtividade está à frente da Alemanha e dos EUA (em termos relativos)?!

Oh Diabo! Então porque será que não somos o melhor país da Europa (pelo menos!) e a crise nunca mais acaba?!

0 Reparações:

Enviar um comentário

<< Home